O National High School Model United Nations (NHSMUN) reúne estudantes do mundo para debater assuntos de interesse global e, neste ano, pelo menos alunos de 04 escolas do Brasil foram selecionados com o objetivo de colaborar no evento organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que ocorre entre 28 de fevereiro e 02 de março
Durante a conferência, no prédio da ONU e no Hotel Hilton, ambos em Nova York, os estudantes negociam e debatem com assuntos de relevância política, econômica e social dos países que representam.
Eles atuam como diplomatas e chefes de Estado em um ambiente formal, seguindo as regras de conduta e protocolo oficial da ONU.
Os alunos do Colégio Everest de Curitiba e Rio de Janeiro, foram selecionados para representar países – membros da ONU e, assim, apresentar propostas no que se refere aos principais problemas mundiais, como a imigração e xenofobia, gerenciamento de lixo radioativo, acesso à saúde e comércio internacional.
Durante o evento, os alunos participam de comitês temáticos nos quais debaterão, em inglês, os tópicos estudados.
Eles defendem propostas e sugerem resoluções para as questões debatidas.
FORMAÇÃO DE LÍDERES
Um dos objetivos do encontro é a formação de novos líderes.
Por meio dessa experiência, os alunos passam a ter maior conhecimento e compreensão de problemas globais, desenvolvem habilidades individuais e em grupo, como a argumentação, negociação e oratória.
Erik Novak, 20 anos, estudante carioca, que acaba de entrar para a Duke Universty, vai participar e palestrar durante o National High School Model United Nations (NHSMUN)
O estudante carioca é o criador da VOXMUN, iniciativa que visa investimentos em educação.